segunda-feira, 18 de julho de 2011

44 cartas do mundo líquido moderno - livro



Entrevista com o autor: Zygmunt Bauman
Disponível em: http://www.zahar.com.br/catalogo_exclusivo.asp?id=1388&ide=562

O senhor sempre fala dos assuntos mais em voga e o novo livro é a prova disso: iPpods, Twitter, Facebook... Como se mantém tão conectado com os assuntos do momento?
A internet é obviamente uma ajuda...E, desde que se transformou na maior fonte de informações para a maioria de nós, se tornou também o maior objeto de meu estudo; os meandros da cultura contemporânea são, afinal de contas, meu tópico, e a velocidade do mundo atual me chama constantemente a atenção. A nossa é uma "vida corrida", vivemos sob a "tirania do momento", e por isso temos pouco tempo para refletir sobre para onde estamos nos movendo, o que deixamos para trás, quais foram os ganhos e quais as perdas.

Quando o senhor escrevia para esta revista italiana, os leitores respondiam?
Sim, eu recebi algumas cartas, e achei difícil responder a todas elas da forma que mereciam ser respondidas – em extensão e profundidade. Algumas cartas tratavam de assuntos de interesse geral e muitas dessas discordavam de meus diagnósticos. Estas cartas eu tentei responder, falar “em público” do assunto. Outras cartas apresentavam problemas mais pessoais – e como eu discordo desse hábito indigno de ostentar experiências e sentimentos íntimos na TV e em jornais - eu não iria colocar essas questões em exposição pública...

O senhor mantém contato com algum pensador brasileiro?
Muitos anos atrás Janina (N.R.: Janina Bauman, escritora, tradutora e pesquisadora, esposa de Bauman, falecida em 2009) e eu fomos convidados para um congresso anual da Associação Brasileira de Sociologia, que ocorria próximo ao Rio de Janeiro. Nesta ocasião, nós nos encontramos com o professor Bernardo Sorj e com Rubem Cesar Fernandes (depois criador e pioneiro da maravilhosa iniciativa do Viva Rio e do Viva Favela), nossos anfitriões – e nos tornamos amigos. Eu fiquei impressionado com o trabalho que estavam – e continuam – fazendo. Infelizmente, por problemas de agenda, nossos contatos têm sido ocasionais, muito menos frequentes do que gostaríamos. Isso se aplica ao meu contato com o resto das ciências sociais do Brasil; a perda é minha porque os cientistas sociais no Brasil estão fazendo nos dias de hoje um trabalho requintado e fascinante, tendo sido abençoados com talvez o mais excitante workshop de experimentação social em todo o país... Gostaria imensamente de acompanhar esses avanços mais de perto.

Trechos de seu livro:

(...) “Nesse nosso mundo sempre desconhecido, imprevisível, que constantemente ...nos surpreende, a perspectiva de ficar sozinho pode ser tenebrosa; (...) É tolice, além de injusto, culpar apenas a eletrônica pelo que está acontecendo com as pessoas que nascem num mundo interligado por conexões a cabo, com fio ou sem fio. Os aparelhos eletrônicos respondem a uma necessidade que não criaram; o máximo que fizeram foi torná-la mais aguda e evidente, por colocarem ao alcance de todos, e de modo sedutor, os meios de satisfazê-la sem exigir qualquer esforço maior que apertar algumas teclas”. (...)

(...) “Numa vida de contínuas emergências, as relações virtuais derrotam facilm...ente a ‘vida real’. Embora os principais estímulos para que os jovens estejam sempre em movimento provenham do mundo off-line, esse estímulos seriam inúteis sem a capacidade dos equipamentos eletrônicos de multiplicar encontros entre indivíduos, tornando-os breves, superficiais e sobretudo descartáveis. As relações virtuais contam com as teclas de ‘excluir’ e ‘remover spams’ que protegem contra as consequências inconvenientes (e principalmente consumidoras de tempo) da interação mais profunda.” (...) #on-line, off-line


CPFL cultura e Fonteiras do Pensamento entrevistam Zygmunt Bauman e você sugere os assuntos:
Disponível em: http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/07/14/cpfl-cultura-e-fonteiras-do-pensamento-entrevistam-zygmunt-bauman-e-voce-sugere-os-assuntos/

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, autor de dezenas de livros (entre eles, Modernidade Líquida) e forte influência para grandes pensadores contemporâneos, concederá uma entrevista exclusiva à equipe da cpfl cultura em julho. Você poderá contribuir fazendo sugestões aqui, na caixa de comentários, sobre quais assuntos poderíamos tratar com ele.

As sugestões poderão ser feitas até o dia 20 de julho; no dia 22 as equipes da cpfl cultura e do programa Fronteiras do Pensamento estarão na Inglaterra para a entrevista com o autor. O vídeo, mais tarde, poderá ser transmitido como um café filosófico cpfl especial na TV Cultura, e trechos estarão disponíveis aqui no site.

Bauman foi convidado a participar da edição de 2011 do programa Fronteiras do Pensamento, mas imprevistos impediram sua vinda ao Brasil. A entrevista para a qual você poderá contribuir será uma rara oportunidade de interagir com um dos principais pensadores do mundo contemporâneo.

Nenhum comentário: