segunda-feira, 25 de julho de 2011

Faça uma revista com as matérias que você quiser, do jeito que você quiser!

O site MyMag permite que o usuário edite sua própria revista, e o resultado pode ser visto online ou em uma versão impressa

Disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/faca_uma_revista_com_as_materias_que_voce_quiser_do_jeito_que_voce_quiser#|0|0|5|99


Que tal imprimir uma revista com as matérias que você quer, na ordem que você quer, do jeito que você quer? Neste site, é possível – e o melhor, em português. Você customiza uma revista inteirinha e compartilha sua criação com os amigos. Basta entrar no site e arrastar os conteúdos que te interessam.

Entre no site e clique em "Escolha suas matérias". Em seguida, passeie pelos conteúdos e arraste para esta caixinha amarela, logo ao lado, as reportagens que te interessam. Você pode escolher até sete matérias dos mais variados assuntos como esporte, cultura, saúde, entretenimento, gastronomia ou turismo. Então, selecione "Escolha sua capa" e, no mesmo esquema, arraste a imagem preferida para este espaço abaixo. Nesta tabelinha, você vê os valores e as opções de montagem da sua revista. É possível criar uma versão gratuita digital, que pode ser compartilhada quantas vezes quiser através de um link; uma versão impressa, que é paga e poderá ser recebida em casa, ou uma versão digital, também paga, que vem sem nenhum anúncio. Depois de escolher, dê um nome para sua publicação e clique em "Continue". Faça um cadastro rápido e pronto! Você recebe o link para ler sua revista na tela do seu computador ou aguarda alguns dias para ler as matérias no conforto da sua casa.

Se tiver afim de criar uma revista com conteúdos bacanas e customizados por você, clique o link (http://olhar.vc/90dd2) e monte sua edição ideal. Boa leitura!

Conheça atalhos do teclado que agilizam suas ações no Windows

Combinações de teclas facilitam comandos e deixam a sua experiência no PC bem mais interessante
Disponível em: http://olhardigitalweb1.clientes.ananke.com.br/cache_true/produtos/central_de_videos/dicas_para_facilitar_a_usabilidade_no_windows



O velho "Control C", "Control V" talvez seja um dos atalhos mais simples e eficientes do Windows. "Control C" copia; "Control V" cola... mas, existem muitos outros que podem ser igualmente úteis.

Experimente pressionar a tecla do Windows junto com a letra "D", ou "Alt + F4". O primeiro atalho tira tudo o que estiver na sua frente e te leva de volta ao Desktop da máquina; o segundo, fecha qualquer aplicativo ou página que esteja aberta instantaneamente. Dependendo da situação, esses atalhos podem até servir de "botão de pânico". Da próxima vez, já sabe...se estiver vendo algo secreto e alguém se aproximar.

Parecido com esses últimos, o "Windows L" bloqueia seu micro na hora. Este atalho é bom caso você precise sair rapidamente da frente do computador e não queira que ninguém mexa ou veja o que você estava fazendo. O "Alt + Tab" bastante gente já usa. Apertando essas duas teclas juntas, você navega entre páginas e programas abertos. Mas você já viu isso? A função é praticamente a mesma, mas visualmente é bem mais interessante. Para trocar de páginas assim, é só apertar a tecla do Windows junto com o Tab, olha que legal...

Na maioria dos novos navegadores, agora a gente abre cada página em uma aba diferente. Tem gente que costuma trabalhar com muitas abertas ao mesmo tempo. E, mais fácil do que clicar em cada uma para trocar de página, experimente o atalho "Control Tab". Bom, como a gente disse no começo, são centenas de atalhos para facilitar sua vida e dar uma folguinha para o mouse na frente do computador. Se você quiser conhecer diversas outras combinações de teclas para as mais diferentes funções, clique nos links que acompanham esta matéria.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

UCA - RS: Projeto UCA: Aprendizagem para a Autonomia



Textos e videos disponiveis em: http://www.uca.gov.br/institucional/index.jsp
e http://uca-rs.blogspot.com/p/o-projeto.html

O Projeto UCA, Um Computador por Aluno, é uma iniciativa do Governo Federal que, desde 2006, investiga a possibilidade de adoção de laptops educacionais como um meio de elevar a qualidade da educação pública brasileira.
O Programa - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

O projeto foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.

Em Fevereiro de 2006 a FacIT chamou mais três instituições para integrar o grupo técnico e fazer um estudo sobre a solução OLPC:

* CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer;
* CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e
* LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS foi dado como vencedor do pregão nº 107/2008 para o fornecimento de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola recebeu os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia.
Seis municípios foram atendidos como UCA Total, onde todas as escolas serão atendidas pelo projeto.

Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais, o projeto foi replicado em seis municípios brasileiros, que terão todas as suas escolas atendidas, onde são chamadas de UCA Total. Os municípios selecionados foram:

Barra dos Coqueiros/SE;
Caetés/PE;
Santa Cecília do Pavão/PR;
São João da Ponta/PA;
Terenos/MS;
Tiradentes/MG

No Rio Grande do Sul, as cidades que tem escolas com o projeto implantado são:



segunda-feira, 18 de julho de 2011

44 cartas do mundo líquido moderno - livro



Entrevista com o autor: Zygmunt Bauman
Disponível em: http://www.zahar.com.br/catalogo_exclusivo.asp?id=1388&ide=562

O senhor sempre fala dos assuntos mais em voga e o novo livro é a prova disso: iPpods, Twitter, Facebook... Como se mantém tão conectado com os assuntos do momento?
A internet é obviamente uma ajuda...E, desde que se transformou na maior fonte de informações para a maioria de nós, se tornou também o maior objeto de meu estudo; os meandros da cultura contemporânea são, afinal de contas, meu tópico, e a velocidade do mundo atual me chama constantemente a atenção. A nossa é uma "vida corrida", vivemos sob a "tirania do momento", e por isso temos pouco tempo para refletir sobre para onde estamos nos movendo, o que deixamos para trás, quais foram os ganhos e quais as perdas.

Quando o senhor escrevia para esta revista italiana, os leitores respondiam?
Sim, eu recebi algumas cartas, e achei difícil responder a todas elas da forma que mereciam ser respondidas – em extensão e profundidade. Algumas cartas tratavam de assuntos de interesse geral e muitas dessas discordavam de meus diagnósticos. Estas cartas eu tentei responder, falar “em público” do assunto. Outras cartas apresentavam problemas mais pessoais – e como eu discordo desse hábito indigno de ostentar experiências e sentimentos íntimos na TV e em jornais - eu não iria colocar essas questões em exposição pública...

O senhor mantém contato com algum pensador brasileiro?
Muitos anos atrás Janina (N.R.: Janina Bauman, escritora, tradutora e pesquisadora, esposa de Bauman, falecida em 2009) e eu fomos convidados para um congresso anual da Associação Brasileira de Sociologia, que ocorria próximo ao Rio de Janeiro. Nesta ocasião, nós nos encontramos com o professor Bernardo Sorj e com Rubem Cesar Fernandes (depois criador e pioneiro da maravilhosa iniciativa do Viva Rio e do Viva Favela), nossos anfitriões – e nos tornamos amigos. Eu fiquei impressionado com o trabalho que estavam – e continuam – fazendo. Infelizmente, por problemas de agenda, nossos contatos têm sido ocasionais, muito menos frequentes do que gostaríamos. Isso se aplica ao meu contato com o resto das ciências sociais do Brasil; a perda é minha porque os cientistas sociais no Brasil estão fazendo nos dias de hoje um trabalho requintado e fascinante, tendo sido abençoados com talvez o mais excitante workshop de experimentação social em todo o país... Gostaria imensamente de acompanhar esses avanços mais de perto.

Trechos de seu livro:

(...) “Nesse nosso mundo sempre desconhecido, imprevisível, que constantemente ...nos surpreende, a perspectiva de ficar sozinho pode ser tenebrosa; (...) É tolice, além de injusto, culpar apenas a eletrônica pelo que está acontecendo com as pessoas que nascem num mundo interligado por conexões a cabo, com fio ou sem fio. Os aparelhos eletrônicos respondem a uma necessidade que não criaram; o máximo que fizeram foi torná-la mais aguda e evidente, por colocarem ao alcance de todos, e de modo sedutor, os meios de satisfazê-la sem exigir qualquer esforço maior que apertar algumas teclas”. (...)

(...) “Numa vida de contínuas emergências, as relações virtuais derrotam facilm...ente a ‘vida real’. Embora os principais estímulos para que os jovens estejam sempre em movimento provenham do mundo off-line, esse estímulos seriam inúteis sem a capacidade dos equipamentos eletrônicos de multiplicar encontros entre indivíduos, tornando-os breves, superficiais e sobretudo descartáveis. As relações virtuais contam com as teclas de ‘excluir’ e ‘remover spams’ que protegem contra as consequências inconvenientes (e principalmente consumidoras de tempo) da interação mais profunda.” (...) #on-line, off-line


CPFL cultura e Fonteiras do Pensamento entrevistam Zygmunt Bauman e você sugere os assuntos:
Disponível em: http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/07/14/cpfl-cultura-e-fonteiras-do-pensamento-entrevistam-zygmunt-bauman-e-voce-sugere-os-assuntos/

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, autor de dezenas de livros (entre eles, Modernidade Líquida) e forte influência para grandes pensadores contemporâneos, concederá uma entrevista exclusiva à equipe da cpfl cultura em julho. Você poderá contribuir fazendo sugestões aqui, na caixa de comentários, sobre quais assuntos poderíamos tratar com ele.

As sugestões poderão ser feitas até o dia 20 de julho; no dia 22 as equipes da cpfl cultura e do programa Fronteiras do Pensamento estarão na Inglaterra para a entrevista com o autor. O vídeo, mais tarde, poderá ser transmitido como um café filosófico cpfl especial na TV Cultura, e trechos estarão disponíveis aqui no site.

Bauman foi convidado a participar da edição de 2011 do programa Fronteiras do Pensamento, mas imprevistos impediram sua vinda ao Brasil. A entrevista para a qual você poderá contribuir será uma rara oportunidade de interagir com um dos principais pensadores do mundo contemporâneo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cibercultura_Pierre Levy.pdf - 4shared.com - document sharing - download - Cibercultura_Pierre Levy.pdf


Cibercultura_Pierre Levy.pdf - 4shared.com - document sharing - download - <a href="http://www.4shared.com/document/yelhU2aO/Cibercultura_Pierre_Levy.html" target="_blank">Cibercultura_Pierre Levy.pdf</a>

Sociedade em Rede - Manuel Castells

Sociedade em Rede - Manuel Castells

http://www.4shared.com/document/82z9AsqI/Sociedade_em_Rede_-_Manuel_Cas.html