segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Geração Y e a metáfora do Sapo


Os Baby Boomers foram condicionados pela observância de certos valores (respeito, lealdade, honestidade…) e a crença de que, para ser feliz, o essencial era ter respeito. A Geração X, ansiosa para ter sucesso, começou a procurar padrões e conformidade com os princípios de como ser um bom líder, ser o melhor, ter um bom desempenho. E sobre a Geração Y? Quero mostrar através desta pequena parábola:
A corrida de sapos
Era uma vez uma competição que tinha sido organizada por sapos. O objetivo era alcançar o topo de uma torre. Muitos fãs se reuniram para ver a corrida e apoiar os participantes. E a corrida começou…
Mas ninguém realmente acreditava. As pessoas diziam: “Pena!!! Vocês não vão conseguir”. Alguns começaram a desistir, outros a cair. Mas havia um que persistia e continuava a subir.
A multidão continuava gritando: “Pena!!! Vocês não vão conseguir”. E os sapinhos estavam desistindo um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo, embora arfante.
No final, só restava um, que com um enorme esforço, chegou ao topo da torre.
Ao final da competição, todos desistiram, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido, descobriram que ele era SURDO!
Geração Y parece surda às orientações emitidas pelas gerações anteriores, porque para ela:
  • O cumprimento de um modelo é arriscado, pois o modelo não pode levar tudo em conta e é válido apenas para quando ele foi projetado;
  • O significado é mais importante do que a regra ou a meta;
  • A autoridade não necessariamente sempre tem razão;
  • O que era bom antes, pode não ser hoje;
  • É necessário reavaliar certos princípios;
  • Não se deve ter medo de pensar fora do contexto;
  • O mais importante é a liberdade de pensar por si mesmo;
  • É válido saber administrar as diferenças, sem desvalorizar os veteranos (X e Baby Boomers).
Essa Geração trouxe novos conceitos na elaboração e divulgação de todos os tipos de conteúdo, seja informações, imagens ou mídias audiovisuais. As novas ideias devem ser ouvidas e apoiadas, já que são a chave para maximizar ideias atuais.
Bruno de Souza
Entendo que muitas das características apontadas no texto são realmente da Geração Y, que como toda juventude, busca quebrar paradigmas e conquistar seu espaço no mundo, desafiando os modelos existentes e as práticas passadas.
Por outro lado, considero que a Geração Y quer escutar as gerações anteriores e busca encontrar um ou mais canais para que isso ocorra de uma forma suave e não dolorosa para todos. E é aí que o conceito da Surdez pode surgir, não como um problema físico que impede a percepção do som, mas sim como um problema sério de alinhamento entre emissor e receptor. Parece básico, mas não é.
Aprender qual o melhor formato e o melhor canal para uma comunicação fluente entre gerações é a chave para liberar o potencial das pessoas e ter sinergia no atingimento de objetivos comuns. Seja qual for sua geração, é preciso estar aberto a essa questão para poder transformar potencial em resultado, assim, sapos de todas as idades poderão chegar juntos ao topo da torre!
Paulo Amorim
Em muitos aspectos, ser jovem significa ser surdo para as tradições e conceitos estabelecidos, mas acredito que a Geração Y muitas vezes também fica cega com a própria altivez e arrogância, considerando tudo que existe atualmente como ultrapassado e pertencente a um modelo antiquado.
Não se pode esquecer que boa parte das atitudes e comportamentos dos jovens de hoje se devem às conquistas e modelos desenvolvidos nos últimos anos, justamente pelos que hoje são considerados os veteranos. Se hoje os jovens pensam mais no significado, não temem pensar fora do contexto e têm liberdade de pensar por si mesmos, foi porque receberam um cenário muito mais favorável dos jovens surdos de outras gerações. O que a Geração Y deve agora é fazer por merecer!

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