terça-feira, 26 de junho de 2012

6 ferramentas de ensino super poderosas

Confira lista com seis ferramentas de ensino super poderosas que você precisa saber para que suas aulas sejam mais eficientes e seus alunos aprendam melhor.

imagen-relacionada

As ferramentas podem ser encontradas em diferentes fontes, mas sempre seguindo a mesma trajetória e objetivo: um aprendizado melhor





Aulas dinâmicas e eficientes não requerem, necessariamente, super computadores eacessórios digitais. Os princípios, ferramentas e conceitos aplicados na lista abaixo podem ser encontrados em diferentes fontes, mas sempre seguindo a mesma trajetória e objetivo: um aprendizado melhor. Saber usá-los dentro do contexto de sua escola e dos alunos com quem trabalha irá fazer toda a diferença.

Confira a seguir seis ferramentas de ensino super poderosas que você pode usar hoje:

Ferramentas de ensino poderosas: Aprendizagem Visual

Principalmente para alunos mais novos, o aprendizado visual é muito útil. Ele possibilita aos estudantes que relacionem conteúdos de diferentes formatos a imagens. Além de aprimorar o processo de aprendizagem, as figuras exercitam a criatividade dos estudantes e sua relação com o uso de cores e outros recursos artísticos.

 Ferramentas de ensino poderosas: Ensino baseado em projetos
Um ótimo exemplo de como você pode levar essa ferramenta para a sala de aula é o projeto dos professores Mary Mobley e Michael Chambers que transformou o livro bestseller mundial Jogos Vorazes em um projeto para o ensino de conteúdos de história e língua inglesa. Confira todas as informações sobre essa iniciativaaqui.

Ferramentas de ensino poderosas: Crowdsourcing
Para entender melhor como o conceito de crowdsourcing pode ser aplicado em sala de aula pense em um dos maiores exemplos dessa iniciativa: a Wikipédia. Várias pessoas se unem para, em conjunto, formar a maior enciclopédia livre do mundo. Seus alunos podem ser reunidos para juntos pensarem em diferentes soluções, projetos, iniciativas e outras ações coletivas em busca de determinado objetivo.

 Ferramentas de ensino poderosas: Conectividade
Não há como ignorar tudo o que acontece na internet e a partir dela. Seus alunos devem saber o potencial desse recurso e como utilizá-lo da melhor maneira para serem estudantes e pessoas melhores.

Ferramentas de ensino poderosas: Jogos
Sejam eles digitais ou de tabuleiro, os jogos são muito úteis para a aplicação de conteúdos teóricos aprendidos em aula. Você pode organizá-los ao ar livre ou em ambientes fechados, mas sempre com objetivos e metas claros, tanto para você quanto para os estudantes.

 Ferramentas de ensino poderosas: Mídias sociais
Envolver os estudantes naquilo que mais interessa a eles é um truque muito útil para desenvolver o aprendizado em aula e as mídias sociais não podem ficar de fora dessa tendência. A Universia Brasilfornece mais de 100 dicas diferentes de como você pode usar as redes sociais mais populares. Você pode encontrar dicas para utilizar o Facebook, Twitter, Pinterest, Tumblr e até mesmo o Flickr aqui.

Nenhum comentário: