quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Presença na web, comunicar com os alunos–Schoology


schoology

Tal como ontem referi, esta semana vou abordar três espaços que permitem ao professor estender a sala de aula para além desta. Três espaços que permitem ao professor ter uma presença na web sem a obrigatoriedade de reservar um tempo diário ou semanal para esse mesmo espaço.
Referia também que sou daqueles que penso que para os professores, existem espaços mais interessantes do que propriamente os blogues, talvez no fim exponha um post a explicar o meu ponto de vista.
Nesta revisão vou abordar somente plataformas que utilizo com as minhas turmas e tentar deixar o que elas permitem mas acima de tudo, o que gosto e o que não gosto nas plataformas.
A primeira plataforma que vou abordar, é o Schoology, um espaço já abordadoanteriormente no blogue mas de uma forma mais superficial.
O Scholoogy é um LMS(Learning Managing System) que funciona em jeito de timeline, com uma interface que se assemelha um pouco ao facebook.
Aos professores:
Permite gerir mais do que uma turma.
Criar uma biblioteca de recursos que depois podem ser distribuídos facilmente pelas nossas turmas.
Criar exercícios online, com respostas de V/F, de escolha múltipla, de ordenação, de referência cruzada, de espaços em branco e de resposta aberta. Estas questões, podem ser perfeitamente personalizadas e são feitas num editor que permite dar um formato com uma elegância à pergunta, permitindo a inclusão de imagens ou vídeos. Estes exercícios podem ser enviados para a nossa biblioteca e depois importados para outros cursos, no seu todo, ou pergunta a pergunta.
schoology2
A correção dos testes é feita automaticamente se assim o pretendermos, excepto claro, nas perguntas de resposta aberta.
Podemos criar trabalhos que depois de submetidos pelos alunos, podemos visualiza-los directamente no scholoogy e dar a respectiva nota e se assim o pretendermos deixar um comentário.
Neste espaço podemos visualizar uma grelha com todas as informações dos testes/trabalhos realizados pelos alunos
Registar a assiduidade, ao nível das faltas, atrasos, expulsões ou mesmo um comentário pessoal ao desempenho na aula.
Pode-se enviar de uma forma fácil uma mensagem a todos os alunos;
Abrir uma discussão com um simples post na timeline da disciplina
schoology1
Partilhar um link ou um recurso na timeline.
Quando acedemos ao nosso espaço quer alunos, quer professores, visualizam as notificações do que aconteceu desde o último login.
Considero o Schollogy uma plataforma para ser usado com alunos a partir do terceiro ciclo.
O que eu não gosto:
  • do acesso, acontece muitas vezes de o acesso a esta plataforma ser bastante lento
  • de não suportar a língua portuguesa;
  • embora a sua interface seja muito interessante do ponto de vista estético, é inicialmente uma plataforma um pouco confusa para os alunos;
  • Na timeline não surge tudo o que o professor coloca, obrigando o aluno a socorrer-se das notificações
O que eu gosto:
  • A gestão dos trabalhos
  • a criação de testes, a sua edição permite criar testes muito apelativos, se é que existem testes apelativos para os alunos Smiley piscando
  • o registo da assiduidade ou diário das atividades dos alunos, ficando o apontamento também visível para o aluno.
  • e com o tempo, esta plataforma, torna-se muito interessante
  • o constante acréscimo de aplicações que tornam a plataforma mais potente.
Para amanhã, reservo outra plataforma, talvez a que mais me agrada no momento. Até lá, experimentem o Scholoogy.
PS:Até ao final da semana estou a concorrer a um concurso de blogues organizado pelo blogue Aventar, se apreciarem o The Blog Teacher podem votar aqui no blogue na categoria “Escolares e Jornais de Escola” e podem votar diariamente.

Nenhum comentário: