sexta-feira, 8 de março de 2013

Conversas com... Informática



    • Porque as nossas preocupações têm voz...

    • Em baixo poderá encontrar todos os episódios disponíveis. Clique no título do episódio pretendido para aceder aos detalhes do mesmo.
  • Ep. 1 - "Aulas de 45 min vs 90 min"

    Atualmente a duração de uma aula de "Tecnologias de Informação e Comunicação" varia de escola para escola. Neste episódio iremos falar com professores da disciplina TIC, cujas escolas adotaram diferentes durações para estas aulas.
    Com esta conversa, pretende-se abordar os prós e contras de ambas as situações, sendo debatidas algumas das estratégias utilizadas em cada uma das situações.
  • Ep. 2 - "A Importância do Ensino da Informática"

    Por mais dúvidas que existam acerca do que é ou pode vir a ser esta nova sociedade, é já bastante certo e visível o enorme impacto das tecnologias da informação e da comunicação no dia-a-dia dos cidadãos e das organizações. Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher, por falta de candidatos, em Portugal e em quase todo o mundo. Para além disto, o sector da tecnologia deve crescer muito acima de todos os outros até 2020.

    Porém, o país incompreensivelmente não aproveita esta hipótese!
    Apesar da alta empregabilidade, o número de licenciados em informática não tem acompanhado a procura e, talvez de forma bastante mais grave, a nível do ensino secundário, praticamente não existir formação nesta área. O resultado é que a maioria dos alunos acaba o ensino secundário sem nunca ter aprendido conceitos básicos de programação ou de redes de computadores, sendo praticamente analfabetos funcionais ao nível das tecnologias.
    O Ensino Profissional também não deverá ser descurado, antes pelo contrário, sendo outra via com bastante procura e mercado quer em Portugal, quer no estrangeiro.
    Está na hora de reformar realmente o nosso Ensino e iniciar a aprendizagem de informática nas escolas secundárias de forma a motivar e preparar os alunos para o futuro e não para o passado.
    Estamos a perder oportunidades únicas e não nos podemos dar ao luxo de o fazer!
    Com esta conversa, pretende-se abordar os prós e contras do Ensino da Informática.
    Fonte: http://www.anpri.pt/course/view.php?id=33&section=0

Nenhum comentário: