sexta-feira, 24 de maio de 2013

Feira em SP debate futuro do ensino e como aplicar a tecnologia na escola

Feira Educar foi adquirida neste mês por grupo de eventos do Reino Unido.
A 20ª edição da feira começa nesta quarta e vai até a sexta em São Paulo.


Por Ana Carolina Moreno
Edição de 2012 da Educar Educador, congresso e feira internacionais de educação realizados em São Paulo (Foto: Divulgação)Edição de 2012 da Educar Educador, congresso e
feira internacionais de educação realizados em
São Paulo (Foto: Divulgação)
A 20ª edição da Educar – Feira Internacional de Educação começa nesta quarta-feira (22) em São Paulo com mais de 200 expositores e 150 palestrantes. De acordo com Marcos Melo, diretor da Futuro Eventos, que realiza a feira para donos de escola, gestores escolares, professores e especialistas em educação, os números do evento crescem a cada ano e, na edição de 2014, devem ganhar ainda mais amplitude internacional. Melo anunciou que, neste mês, chegou a um acordo de aquisição com a i2i Events Group, empresa britânica que organiza a maior feira educacional do mundo e agora inicia sua atuação no Brasil.
Neste ano, a Educar acontece nos dias 22 a 25 de maio no Centro de Exposições Imigrantes, na Zona Sul de São Paulo. Além do pavilhão de exposição, com entrada gratuita, acontecerá o 20º Educador – Congresso Internacional de Educação, evento pago e com inscrição prévia.
Em entrevista ao G1 em São Paulo, Mark Shashoua, CEO da i2i, afirmou que escolheu o país por causa do crescimento nos investimentos locais em educação. De acordo com suas projeções, quase R$ 500 bilhões devem ser movimentados pelo segmento educacional nos próximos cinco anos. "Nós vemos o Brasil avançando muito rápido nos investimentos em educação", afirmou Shashoua, que neste ano também fechou acordos para levar a Bett Show (Feira Britânica de Treinamento e Tecnologia Educacional, na sigla em inglês) à China e à Índia.
Segundo ele, com a aquisição da Educar, a marca do evento britânico "finca o pé no Brasil e na América do Sul".
Shashoua afirmou que a união da Bett com a Educar começará na edição de 2014 do evento e, além de ampliar o espaço físico, com um pavilhão dedicado à Bett, a parceria facilitará a aproximação ao país de grandes nomes internacionais da educação e da tecnologia. Para Melo, um dos objetivos do acordo é também atrair participantes de outros países da América do Sul à Educar, que nesta edição espera receber cerca de 16 mil visitantes.
Mark Shashoua, da i2i, empresa que realiza a maior feira educacional do mundo (Foto: Divulgação)Mark Shashoua, da i2i, empresa dona da maior
feira educacional do mundo (Foto: Divulgação)
O futuro da educação
Entre lousas e livros digitais e robôs que auxiliam nas aulas de laboratórios, a Educar deste ano quer ainda provocar uma reflexão sobre o que significa a "escola do futuro", afirma Melo. "O futuro não necessariamente tem que estar na tecnologia. Ela tem que ser um dos objetivos, mas a educação lida com pessoas, professores, alunos, pais, comunidade. Não pode virar algo mecânico, uma linha de montagem", defendeu ele.
Segundo o diretor da feira, os indicadores de avaliação educacional mostram que as escolas mais bem sucedidas são as que mostram evolução em todos os quesitos, como infraestrutura, valorização dos professores, e não só na inovação.
"Conheço escolas que compraram lousas digitais há anos e nunca utilizaram. A questão com a tecnologia é que ela é muito rápida, tem que ser feita agora. Uma coisa é a instrumentalização, mas o conceito de tecnologia tem que ser pensado como um todo", diz. Ele afirma que um dos principais obstáculos para que a tecnologia efetivamente transforme a educação das próximas gerações é a capacitação de professores com "volume e qualidade".
Para Melo, se o professor no Brasil não se capacitar logo, a sala de aula pode ter uma inversão de papeis. "Um computador por sala de aula dá votos, mas não necessariamente melhora a educação."
Shashoua acredita que esse problema não acontece só no Brasil, mas é um desafio enfrentado em todos os países, já que os alunos de hoje em dia crescem muito mais próximos das novas tecnologias que seus professores. Ele afirma que uma das maneiras de enfrentar esse fenômeno é o "treinamento contínuo" e a troca de informações entre professores e gestores de diversas regiões.
20ª Educar Educador 2013 - Congresso e Feira Internacionais de Educação
Data: de quarta-feira (22) à sábado (25)
Horários: 22/05: das 15h30 às 19h30; 23 a 25/05: das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo)
Entrada: na feira, a entrada é gratuita; para o congresso, a inscrição é paga

Um comentário:

Claucha disse...

Prof. Ligia,
Boa tarde!

Estou escrevendo sobre tecnologia na educação e gostaria de saber seu email para enviar algumas perguntas.
Precisava de orientações sobre o que escrever no meu TCC. Vc pode me ajudar por favor?
Aguardo seu email.
claudiadeviana@globo.com
Abçs
Claudia