sexta-feira, 13 de setembro de 2013

REDES DE INDIGNAÇAO E ESPERANÇA: MOVIMENTOS SOCIAIS NA ERA DA INTERNET - livro

Autor: Manuel Castells

Sinopse
Em Redes de indignação e esperança, o sociólogo espanhol Manuel 
Castells examina movimentos sociais recentes, como a Primavera Árabe; as revoluções na Tunísia, no Egito e em outros países do Oriente Médio e do norte da África; as revoltas na Islândia; os Indignados na Espanha e o Occupy nos Estados Unidos.

Testemunha de alguns desses acontecimentos históricos e analista consagrado das relações entre política e novas mídias, Castells apresenta aqui relatos atentos ao contexto específico das lutas, sem jamais perder a visão global. Qual a natureza desses movimentos? Como se formam? Quais seus valores? O que têm em comum? Qual sua capacidade de produzir mudanças políticas e influenciar a mentalidade social? 

Nos dias de hoje, tais manifestações baseiam-se em redes dinâmicas autônomas, com o decisivo apoio da internet e das redes sociais. Esses instrumentos criaram um “espaço de autonomia” para a troca de informações e para a partilha de sentimentos coletivos de indignação e esperança, possibilitando um novo modelo de participação cidadã. 

MANUEL CASTELLS nasceu na Espanha, em 1942, e é professor de sociologia e planejamento regional na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde ingressou em 1979, após lecionar por 12 anos na Universidade de Paris. Foi professor visitante em 15 universidades e conferencista convidado de instituições acadêmicas e profissionais em mais de 35 países. Publicou 20 livros, entre os quais a trilogia A Era da Informação: economia, sociedade e cultura (Paz & Terra, 1999). Integrou o Grupo Especializado de Alto Nível sobre a Sociedade da Informação, na Comissão Européia (1995-1997), e o Conselho Consultivo sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, no Secretariado Geral das Nações Unidas (2000-2001). 

Fonte: http://www.travessa.com.br/REDES_DE_INDIGNACAO_E_ESPERANCA_MOVIMENTOS_SOCIAIS_NA_ERA_DA_INTERNET/artigo/b1b323db-728e-4ae7-8701-3ee6f27f8d54


Nenhum comentário: