sábado, 30 de novembro de 2013

Educação firma acordo com Google para usar ferramenta


Valdivo Pereira/Folha da Região - 28/11/2013
               
Estado vai disponibilizar, ainda sem data marcada, ferramenta digital para os 57 mil alunos da região


























Um acordo de cooperação entre a empresa Google e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, firmado na quarta-feira (27), promete disponibilizar no próximo ano, em data ainda a ser anunciada, nova ferramenta digital para todos os 57,6 mil estudantes da rede estadual de ensino na região de Araçatuba. A plataforma Google Apps para Educação vai permitir o compartilhamento de conteúdos e aulas virtuais.


  O acesso dos estudantes à plataforma será gratuito e poderá acontecer nos computadores residenciais dos alunos ou nos laboratórios de informática, presentes em todas as 22 escolas estaduais de Araçatuba, por exemplo. Quando entrar em funcionamento, será possível a criação de redes sociais e canais para escolas, diretorias e setores administrativos. 

Entre as novidades, está um hangout (videoconferência) exclusivo para as mais de 5 mil escolas da rede, além da criação de grupos por disciplina ou área de interesse. A plataforma, que será totalmente customizada, oferece aos educadores a possibilidade de interagir com estudantes, disponibilizar novos conteúdos e levar o aprendizado para além da sala de aula.
BATE-PAPO
Além disso, as ferramentas do Google Apps para Educação prometem oferecer o bate-papo por texto, voz e vídeo para permitir que alunos e professores se conectem em videoconferências. Outra funcionalidade pedagógica anunciada no pacote é a possibilidade de criar documentos com imagens, tabelas, equações, desenhos e links com conteúdos extras voltados ao aprendizado dos estudantes.


Conforme o governo paulista, os alunos também contarão com o Gmail (e-mail do Google), o que possibilitará o armazenamento e a troca de material entre eles. Além dos adolescentes da região, as ferramentas digitais deverão atingir todos os 4,3 milhões de estudantes da rede estadual de São Paulo, matriculados em mais de 5 mil escolas. A secretaria garantiu que as atividades na plataforma do Google serão facultativas.

Nenhum comentário: