quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Justiça dos EUA derruba regra que garantia neutralidade da internet

Com isso, provedor de acesso pode tratar conteúdo na rede diferentemente.
No Brasil, Marco Civil da Internet trava por discussões sobre esse ponto.

A Justiça Federal dos Estados Unidos decidiu que as regras que obrigavam as empresas de telecomunicações a tratar qualquer conteúdo tragado pela internet da mesma forma não valem.
Com a queda nesta terça-feira (14) das normas fixadas pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, em inglês), as empresas que provêm internet no país ficam livres para avançar sobre a chamada “neutralidade de rede” e tratar o conteúdo de determinados sites de forma diferente, diminuindo a velocidade para aquele conteúdo, por exemplo.
No Brasil, a neutralidade de rede é a questão central das discussões do Marco Civil da Internet, projeto de lei que criará uma espécie de Constituição da internet e que tramita em ritmo de urgência na Câmara dos Deputados desde o ano passado.
A decisão foi proferida pela Corte de Apelações do Distrito de Columbia, motivada pela ação contra a FCC de uma operadora, a Verizon. O tribunal inviabilizou as regras criadas pela FCC, pois entendeu que não faz parte dos atributos da comissão criar regras sobre a questão. A FCC estuda recorrer à Suprema Corte para reverter a decisão.
Decidindo que a entidade não possuía competência para elaborar as regras, a corte não chegou a analisar a neutralidade da rede em si, ou, em termos do linguajar jurídico, o mérito da questão.
Para o tribunal, a FCC pode, sim, criar regras para as teles, mas não sobre a internet. Isso porque o acesso à web foi classificado pela comissão como “serviço de informação”, não como “serviço de telecomunicações”, grupo em que a telefonia fixa e celular está enquadrado.
A internet foi classificada como tal justamente para evitar a interferência estatal, afastando o ímpeto dos reguladores de criar normas e modificar a estrutura lógica de como a internet está organizada.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/01/justica-dos-eua-derruba-regra-que-garantia-neutralidade-da-internet.html

Nenhum comentário: