quarta-feira, 16 de julho de 2014

Como montar uma atividade dinâmica num ambiente virtual de aprendizagem?


Na Educação a Distância os indivíduos aprendem no ambiente virtual de aprendizagem. Tal espaço geralmente conta com recursos como: lugar para acessar arquivos e audiovisuais; informações de cursos e da instituição e seus profissionais; local para discussões (Fóruns); outro para a realização das atividades e etc.

É muito comum que nos LMS (sistemas de gerenciamento da aprendizagem) se ofereçam conteúdos para serem lidos e ouvidos / assistidos para que os alunos façam as suas reflexões e as atividades com base neles. Só que esse tipo de ensino ou de aprendizagem individualiza o processo. Por isso é interessante saber como se pode aperfeiçoar o modo como o conhecimento é adquirido a partir de uma interação mais dinâmica.

Para elaborar atividades mais dinâmicas num AVA (ambiente virtual de aprendizagem) é necessário seguir alguns passos:

- Saber criar ferramentas colaborativas que possibilitem a aprendizagem;
- O orientador ou tutor deve destacar os pontos em comum de discussão abordados no Fórum para trabalhá-los com os alunos;
- Possibilitar que os alunos interajam a partir de uma atividade introdutória relevante e relacionada ao tema do curso;
- Reunião de dois ou mais alunos para pesquisar informações sugeridas pelo mediador e também resolver situações-problema (rotina) relacionadas ao assunto tratado no curso.
- Tais discussões devem ser sustentadas por papéis assumidos pelos alunos em diferentes momentos (alternadamente).

E importante é documentar (transformar em documento) os comentários ou registros feitos pelos alunos e pelo professor ou tutor. Podendo este documento ser salvo e guardado por todos.

Outro tipo de atividade dinâmica e bastante agregadora é tornar cada aluno em algum momento (se possível) como o mediador do campo de discussões ou reflexões.

Alguma atividade ficou prejudicada? Basta trocá-la por outra mais facilmente aceita ou maleável. Pois toda tarefa requer um início e um fim. 

Isso tudo destacado até aqui nada mais é do que realizar a conexão entre os envolvidos no processo ensino-aprendizagem num ambiente virtual.

Todo conteúdo de um curso a distância precisa ser pensado e construído pelo professor-autor com o intuito de facilitar uma percepção seletiva; provocando respostas e contribuindo com o feedback constante.

Vê-se que há muitas maneiras de motivar pessoas para gerarem a própria aprendizagem num ambiente online. Mas será a qualidade o principal objeto de atenção que liderará desde o começo até a avaliação o processo de ensino. 

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