sexta-feira, 17 de abril de 2015

Ferramentas Utilizadas em EAD

FERRAMENTAS INTERATIVAS:


Ferramentas interativas são aquelas utilizadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso baseado na web”. 

Tipos de Ferramentas Interativas:


1) Ferramentas assíncronas  “são aquelas que independem de tempo e lugar e podem revolucionar o processo de interação entre professores e estudantes”. Tendo como exemplos:


  • E-mail, que é considerada a ferramenta mais utilizada na Internet e que permite  a troca de mensagens e compartilhamento de informações; o envio e recebimento de textos simples, arquivos de áudio, planilhas eletrônicas, imagens, anexos (arquivos atachados), podendo utilizar dispositivos de  segurança para criptografar as mensagens.
  • Fórum ou Lista de discussão,  possibilita a comunicação entre membros de um projeto ou de pessoas interessadas em temas específicos; Podem ser abertas ou restritas a participação de novos indivíduos.
  • Webblogs ou Blogs é um diário virtual. Sendo a ferramenta mais conhecida e utilizada no contexto educativo;
  • FTP  –  é um protocolo para disponibilização de arquivos contendo áudio, textos, imagens ou vídeo.

2) Ferramentas síncronas são aquelas que exigem a participação dos professores e estudantes em eventos marcados, com horários específicos para que possam acontecer. Ocorrem em tempo real (on line),  dão  aos alunos da EAD e aos professores, como também a todos envolvidos na instituição, grupos e comunidades interação  de forma instantânea e a sensação de perseverar a continuidade do seu curso. Tendo como exemplos:
  • Chat (Sala de bate-papo), meio com potencial didático a ser estudado, pouco utilizado nas atividades pedagógicas, permite a comunicação síncrona, entre distintas pessoas que se encontram conectada em determinado momento.  Estudos na literatura sobre o uso pedagógico do chat ainda são iniciais, a maior  parte destes materiais se limitam a assinalar suas características gerais, sem  entrar em detalhes sobre suas possibilidades concretas. Assim, faz-se necessário  realizar estudos experimentais relacionados com seu uso como ferramenta de comunicação e ferramenta pedagógica gerando aprendizagem e mecanismos de superação das dificuldades e limitações oferecidas no uso do Chat na aprendizagem.
  • Videoconferência, é uma forma de comunicação interativa que permite que duas ou mais pessoas que estejam em locais diferentes possam se encontrar face-a-face com áudio e comunicação visual em tempo real. Seu uso apresenta uma série de vantagens: economia de tempo, evitando o deslocamento físico para uma local especial e economia, com a redução dos gastos com viagens mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente. 
  • Audioconferência, sistema de transmissão de áudio, recebido por um ou mais usuários simultaneamente. 
  • Teleconferência é todo tipo de conferência a distância em tempo real, envolvendo transmissão e recepção dos diversos tipos de mídia, com sons e imagens direto de um local.

O usos destas ferramentas possibilita uma maior interação e aproveitamento dos conteúdos pelos  alunos, consequentemente conseguimos um melhor feedback do aproveitamento da turma. Estas ferramentas se tornaram essenciais para a popularização da educação à distância nos últimos anos.

Fonte: http://eadbr2012.blogspot.com.br/2012/12/ferramentas-utilizadas-em-ead.html

Nenhum comentário: