quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A Web 2.0 e a aprendizagem

O conceito para o termo Web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly, em 2003, “o qual diz que Web 2.0 é ‘a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma’. Segundo o conceito elaborado por O’Reilly, a regra fundamental da Web 2.0 é o aproveitamento da inteligência coletiva,” segundo o site Brasil Escola (http://www.brasilescola.com).

Vídeo do YouTube

A Web 2.0 tem como uma das premissas principais a colaboração entre os usuários, como podemos ver em páginas no formato wiki ou em fóruns espalhados pela rede, que incentivam a interatividade entre seus usuários, que postam conteúdos, editam, customizam. Isso mostra uma característica de descentralização, e seu uso simples, já que não é necessário ser um especialista para criar uma página internet, como um blog, por exemplo. Há também a importância do social, redes onde os usuários interagem e compartilham conteúdos de interesses mútuos e em vários formatos.

O termo Web 2.0 ainda não tem conceito validado, utilizando da ferramenta wiki, e pesquisando na biblioteca wikipédia, afirma que é uma mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva, desta forma podemos explicar o que trata especificamente a Web 2.0. Ressalta-se que para a aprendizagem online, tais ambientes e ferramentas servem de suporte para dinamizar o conhecimento, todavia deve ser observado o aspecto humano e da coletividade, ou seja, a participação dos principais atores torna-se essencial para que o processo de ensino e aprendizagem logre êxito. (SCHONS, 2008)

Sendo assim, há grandes possibilidades de uso dessa ferramenta no ambiente escolar. Pode-se criar uma página em ambiente wiki para os alunos fazerem escrita colaborativa, ou um blog para postagens das atividades e discussão das mesmas ou até mesmo o uso das redes sociais como forma de interação da turma com o educador, da turma com outras turmas e até com pessoas de fora do ambiente escolar.
Os alunos utilizaram a Web 2.0 ao final da gravação e edição dos vídeos na sala de informática da escola. Foi disponibilizado um link (https://docs.google.com/forms/d/140vT5QHQ7LBZLCsstmv-QsD_Qfa2XBGM2ZkXn6ER8jc/viewform) para que os alunos acessassem um formulário do Google Drive onde fizeram um relato sobre o tema do projeto, poderiam falar sobre o cyberbullying ou a etiqueta nas redes sociais.

Fonte: https://sites.google.com/site/ousopedagogicodocelular/fundamentacao-teorica/a-web-2-0-e-a-aprendizagem

   

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