terça-feira, 20 de outubro de 2015

Criar uma timeline com o powerpoint gerida completamente pelo utilizador.




Uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores continua a ser o Powerpoint. Normalmente utilizamo-lo para fazer apresentações sequenciais, com o intuito de expor algum conceito/assunto.

No entanto, hoje trazemos para o blogue uma outra forma de utilizar o software de apresentações.

Uma outra forma, porque é uma "apresentação" completamente gerida pelo utilizador, ou seja, é ele que define para onde quer ir e não a habitual apresentação sequencial de diapositivo a diapositivo.


Para exemplificarmos, criámos uma timeline, que acreditamos ser algo que muitos dos professores também utilizam mas que, normalmente, nem recorrem a este software para o fazer.


 A timeline suporta somente sete anos ,que poderiam, igualmente, ser períodos letivos ou outros intervalos temporais.

Cada diapositivo suporta um ano e, no caso, só contém dois elementos que variam: um texto e um gráfico que mudam consoante o ano.



Tudo o resto é grafismo simples, ou seja, a base tem uma caixa de texto onde se colocam os anos, uma linha e uma forma que aponta para o ano, sendo que, para dar ênfase, colocamos o ano a negrito e mudamos a cor quando o mesmo é escolhido.



É óbvio que este tipo de exercícios assenta na criatividade de cada um, mas é uma ideia que pode ser bem explorada.
É uma forma de disponibilizar aos alunos alguns recursos que eles podem explorar livremente num momento posterior.

Nota final - esta apresentação que aqui deixamos tem algumas técnicas que para alguns não serão muito utilizadas e que nos próximos posts vamos analisar, nomeadamente:
  • Como tirar o sublinhado da hiperligação e ao mesmo tempo formatar essa hiperligação com o formato que pretendemos(é um truque engraçado ;))
  • Como criar uma apresentação em que desativamos as teclas do cursor e do rato, colocando, dessa forma, a apresentação a ser controlada unicamente pelas ligações existentes no documento criado por nós.

São duas dicas muito simples mas que acreditamos que muitos dos professores que usam o Powerpoint possam desconhecer.

Gostávamos bastante que quando usassem a apresentação partilhassem connosco as dúvidas que possam existir...

Fonte: http://theblogteacher.blogspot.com.br/2015/10/criar-uma-timeline-com-o-powerpoint.html

Nenhum comentário: