quarta-feira, 27 de abril de 2016

Veja quais são os 8 elementos essenciais da linguagem digital



Leia também:
1. Cultural: contexto no qual essa literacia – ou linguagem – está inserido.

2. Cognitivo: como pensamos quando estamos usando um aparelho digital e como pensamos no mundo offline?

3. Construtivo: deveríamos utilizar a tecnologia de uma forma construtiva e passiva.

4. Comunicativo: a tecnologia pode melhorar a forma como nos comunicamos, logo, este também deve ser nosso objetivo.

5. Confiança: você deve ser confiante o suficiente para aprender a explorar, usar, dominar e aprender sobre a tecnologia.

6. Criativo: usar a tecnologia na sala de aula exige assumir diversos riscos. Você deve, portanto,ser criativo para desenvolver soluções novas para o uso das ferramentas tecnológicas para o aprendizado.

7. Crítico: a habilidade de manter um olhar crítico sob as tecnologias que você usa e o motivo pelo qual você as utiliza.

8. Civil: a tecnologia também pode ser utilizada para o bem maior, ou seja, para o bem de todos os cidadãos e a sociedade.

Vale lembrar que o conceito de literacia digital caminha paralelamente com a cidadania digital. Ambos os termos devem fazer parte do seu cotidiano na escola para que os estudantes possam ser educados de acordo com essa nova realidade.
 Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/05/27/1097571/veja-quais-8-elementos-essenciais-linguagem-digital.html

Blog, Fórum e Chat: os gêneros digitais e as possibilidades de interação.

Por Camila Barros de Abreu
O blog, também chamado de weblog ou diário virtual, é um gênero digital que possui uma estrutura capaz de ser atualizada rapidamente, por meio da publicação de artigos, também chamados de posts. Estes, por sua vez, podem estar com links, imagens, além de outros signos lingüísticos.
O autor do blog pode postar textos, comentários, acontecimentos, links para outros sites e blogs, em ordem cronológica, disponibilizando aquele espaço para que os visitantes comentem o que foi postado.
Fórum é o espaço virtual voltado para a discussão de um grupo pertencente a uma mesma comunidade. Ele é composto de mensagens que são publicadas sobre algum assunto. A sua característica principal é que ele não é feito em tempo real. Uma das vantagens é que os usuários podem escolher quando querem se comunicar, e, por isso, a escrita das mensagens é mais elaborada, ao contrário do chat. Por outro lado, há uma indefinição em relação ao tempo, pois não se sabe quando as mensagens serão respondidas.
Já o chat, é um gênero digital muito usado no nosso dia-a-dia. Há inúmeros sites que utilizam esse bate-papo virtual como meio de comunicação, tais como o UOL e Terra, dentre outros.
É interessante destacar algumas características do chat. A primeira delas é em relação ao tempo, já que a conversa é feita simultaneamente, o que promove a interação e a dinamicidade da comunicação, diferentemente do fórum.
A interação, porém, não se dá de forma igual entre os usuários. Cada um gastará um certo tempo para digitar a sua mensagem, o que pode variar, inclusive, de acordo com a velocidade da Internet utilizada (discada ou de banda larga). Aliás, se houver alguma falha nesses provedores, a comunicação será interrompida.
Desse modo, nesses três gêneros digitais, a via da comunicação tem dois elementos em interseção: do lado do destinador, o sentido que se quer comunicar; do lado do destinatário, o sentido comunicado. Ainda de acordo com a teoria semiótica, os tipos de interferência são chamados de ruído. Segundo Ignácio Assis Silva, existem três tipos de ruídos: o físico, o semiótico e o lingüístico.
No caso do chat, por exemplo, há o ruído físico, pois existem interferências na via do sinal. Nesse gênero digital, a seqüência de sinais é a modalidade informal da língua escrita, já que as palavras são abreviadas e as regras ortográficas, tais como a pontuação e acentuação, não são respeitadas, para que haja uma maior rapidez na troca de mensagens.
Em relação à via do código, o ruído existente é o lingüístico. Tomando o chat como exemplo novamente, pode-se dizer que o código comum é a língua portuguesa escrita e a linguagem utilizada na Internet, baseada nas abreviações das palavras, como já foi dito anteriormente. Tal característica pode causar um desentendimento na comunicação, se, por exemplo, o destinador usar alguma palavra e / ou expressão que o destinatário não conheça.
Desse modo, tanto o destinador faz uma imagem que não é exata à do código do destinatário, quanto o destinatário faz o mesmo com o código do destinador. Por isso, no fórum e no blog também pode ocorrer esse tipo de ruído. Além disso, pode-se destacar que o ruído lingüístico é ideológico, pois se relaciona com a cultura dos indivíduos e do conhecimento prévio que se tem (ou não) sobre determinado assunto.
Por fim, em relação à via da mensagem, a interferência que ocorre é a seguinte: há uma mensagem a ser comunicada, mas ela nunca é igual à mensagem comunicada. Essa diferença entre elas, que provoca lacunas na fala, é chamada de ruído semiótico.
No caso dos gêneros digitais, o chat é o que mais apresenta esse último ruído, pelo fato de ser realizado em tempo real, sem haver uma preocupação com a norma culta da escrita. Apesar disso, tal ruído pode ser resolvido na mesma hora, através de uma correção simultânea, ao contrário do fórum e do blog.
Referências




Fonte: https://otextolivre.wordpress.com/2008/09/13/blog-forum-e-chat-os-generos-digitais-e-as-possibilidades-de-interacao/

terça-feira, 19 de abril de 2016

Alunos das gerações Z e Alpha

Nesse material, mostramos os perfis dos alunos: as características, diferenças com gerações passadas e como a escola deve se preparar para lidar com esses novos alunos.
eBook: Alunos das Gerações Z e Alpha
“Essas gerações vivenciarão um novo sistema escolar.”
Fique por dentro das tendências sociais, as tendências de ensino e como serão os novos professores dessa geração.

Fonte: http://jacheguei.com.br/alunos-das-geracoes-z-e-alpha/

Pais da geração Y adoram inovação

Preparamos um eBook completo sobre o perfil dos pais da geração Y.
Se ainda não baixou, baixe agora.
Pais da geração Y adoram inovação
Pais da geração Y adoram inovação
Se desenvolveram em uma época marcada pelo avanço tecnológico e prosperidade econômica.
A Internet é uma necessidade para esses pais. Usam todos os recursos do celular e precisam estar conectados.
São extremamente informais, agitados, ansiosos e imediatistas. Vivem em ação, fazendo múltiplas tarefas.

Smartphone é o equipamento primário de comunicação

Segundo Pesquisa da Google de Consumo e Tendências:
  • Os pais da geração Y ou millennials buscam 54% mais vezes do que os pais mais velhos.
  • Mais da metade (56%) das buscas no Google relacionadas à maternidade são feitas por dispositivos móveis.
  • Pais novos e grávidos estão 2,7 vezes mais propensos do que pessoas sem filhos a usar um smartphone como seu dispositivo primário.
  • Os pais novos e grávidos serão os futuros pais da sua escola.

    Pais comprometidos a mudar o mundo

  • Além de uma ferramenta de comunicação com os pais, a JaCheguei é uma ferramenta de responsabilidade social.
  • Pais usam um aplicativo móvel que emite alertas de proximidade com a escola.
  • Escola visualiza as chegadas dos pais em um painel, adiantando a organização dos alunos.
    Assim, quando o pai passa na frente da escola, seus filhos já estão pronto

  • Fonte: http://jacheguei.com.br/pais-da-geracao-y-adoram-inovacao/
  • Redes Sociais na escola a favor do aprendizado

    Apresentamos mais um eBook da série “Canais de Comunicação Escolar”, com foco nas Redes Sociais na Escola.
    eBook: Redes Sociais na escola

    Você encontrará nesse eBook:

    Alguns números a considerar

    Inevitavelmente, as redes sociais fazem parte do cotidiano dos alunos.
    Cada vez com idade mais nova, as crianças ganham smartphones, aprendem a baixar aplicativos, assistir a vídeos e querem ter seu próprio perfil social.
    Conheça alguns números de uso da Rede Social no Brasil por crianças e adolescentes, conforme pesquisa do TIC Kids Online Brasil 2014, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (cetic.br).
    ““As crianças e adolescentes brasileiros estão presentes nas redes sociais de forma muito marcante em comparação a outros países.” – Maria Eugênia, coordenadora da pesquisa

    Benefícios a favor do aprendizado

    Veja 5 benefícios de uso das redes sociais para tornar o ensino mais atraente, interativo e para que a experiência do aprendizado seja mais rica.
    O uso das redes sociais propicia o aprendizado de boas práticas de relacionamento, como ser gentil e educado ao fazer comentários, o uso correto da língua e também alguns cuidados de segurança, como não adicionar alguém que não seja conhecido da família.

    Principais preocupações e o que fazer

    Antes de iniciar o uso das redes sociais na sua escola, tenha ciência das principais preocupações e saiba o que fazer nessas situações.
    A direção e gestão da escola devem conhecer muito bem esses pontos, para que a equipe da escola seja bem orientada.

    Como monitorar e cuidados

    Uma das principais dificuldades é a monitoração da rede social. Qual deve ser a postura adotada no caso de comentários indevidos e para o combate ao cyber bullying?
    Aproveite!!

    Fonte: http://jacheguei.com.br/blog/