sexta-feira, 19 de maio de 2017

12 DICAS PARA CRIAR UMA BOA AULA NO POWERPOINT



O PowerPoint, software de criação, edição e apresentação de slides, surgiu em setembro de 1987 (versão 1.0). Desde então, vem melhorando seus recursos e permitindo inserir multimídias (vídeos, animações e áudios).  É talvez o software mais popular do mundo sendo usado nas apresentações de empresários, políticos, economistas, publicitários, cientistas, mestrandos, doutorandos, estudantes do ensino básico e… professores. Mas a popularidade do PowerPoint não é igual aos seus resultados, isto é, nem toda apresentação consegue transmitir informações claras e manter a atenção da plateia. 

Dormir durante a apresentação de PowerPoint é tão comum que já existem empresas de consultoria especializadas em apresentações corporativas. Elas constroem apresentações criativas e convincentes para vender produtos, ideias e serviços. Uma situação muito distante da realidade do professor que dificilmente contará com uma assessoria especializada e possui pouco tempo para preparar a sua própria apresentação. Desorientado sobre a linguagem do PowerPoint, a tendência do professor é transferir para o slide a velha aula expositiva. Um recurso tecnológico moderno não funciona com métodos de ensino antiquados. Daí entender o comentário de um professor a este blog:  “Tenho usado o PowerPoint, mas tenho percebido que os alunos não gostam muito, ou apresentam mais dificuldades para entender a matéria”. 

Reunimos, então, algumas dicas simples que podem melhorar sua apresentação de PowerPoint tornando-a mais atraente e eficiente. 

1. Slide-mestre Para o slide-mestre escolha um fundo de cor neutra e suave. Boas opções são: bege, cinza claro, azul claro e verde claro – cores que descansam o olhar e dão um bom contraste para textos em preto e imagens coloridas. Fundos branco e negro costumam cansar a leitura. Mas o fundo escuro pode ser uma boa opção para um slide que você pretende destacar e despertar maior atenção do aluno. Assim, durante uma apresentação com fundo de cor clara, a entrada de um slide de fundo escuro (preto, azul marinho, roxo, vinho, verde escuro etc.) com letras luminosas (branco, amarelo, laranja etc.) causa forte impressão para um título impactante como “Crise”, “Revolução”, “Guerra”ou “Cai na prova!”. É interessante inserir, no slide-mestre, o título ou um subtítulo. Isso ajuda aos alunos distraídos a não perderem atenção ao tema apresentado. O slide-mestre pode, também, trazer o nome e apelido do professor junto com o ano em que foi feito, personalizando o trabalho que, muitas vezes, cai nas redes sociais. O slide-mestre é a moldura principal de sua apresentação que armazena informações como título, plano de fundo, cor e fontes. Você pode criar mais de um slide-mestre para a mesma apresentação. 

2. Slide de abertura Esse é o primeiro slide de sua apresentação e deve trazer: título e, se necessário, subtítulo (s). Os subtítulos podem ser interessantes para antecipar aos alunos o roteiro e o conteúdo da apresentação. Insira uma imagem significativa para a abertura da apresentação. 

3. Tamanho da apresentação Para uma aula de 35 minutos (já descontando o tempo de chamada e de preparação do equipamento), uma boa apresentação tem entre 16 e 20 slides, incluindo abertura e fechamento. Um número exagerado de slides lhe obrigará a acelerar a apresentação e deixar a turma perdida, ou pior, você não conseguirá chegar ao final. Portanto, selecione criteriosamente os textos e as imagens que vão compor sua apresentação. Tenha em mente de que o PowerPoint é um recurso para reforçar um tema e NÃO para esgotar o assunto.

4. Conteúdo do slide Continua valendo a dica anterior: quanto menos, melhor. Textos extensos costumam disputar a atenção dos alunos com o professor. O olhar é um mecanismo sensorial muito mais poderoso do que os ouvidos. É praticamente impossível ao aluno ler um texto e, ao mesmo tempo, prestar atenção à explicação do professor. Portanto, limite-se a um texto pequeno de, no máximo, 6 linhas acompanhado de uma única imagem (foto, gráfico, desenho, mapa etc). Se optar por um texto em tópicos, não coloque mais do que 8 itens. Eles devem estar espaçados e cada um ocupar, no máximo, 2 linhas. Se for inserir 2 ou mais imagens, cuidado com sua disposição no slide para não parecer uma colcha de retalhos ou um painel caótico. Isso cansa e dispersa a atenção. Tenha cuidado e capricho observando o espaçamento entre as imagens, sua distribuição e a estética da composição. Dessa forma você obtêm uma aparência agradável e valoriza a mensagem que está transmitindo. Exemplo de slide poluído de informações: apresentação do Windows Live por Bill Gates. 

5. Cuidado com a ortografia Esse é um cuidado essencial especialmente por se tratar de uma apresentação do professor. Um único escorregão com a língua portuguesa pode por tudo a perder. Atenção, também, à grafia dos nomes e às datas. A ordem é revisar, revisar e revisar de novo. 

6. Fontes (tipos de letras) Evite utilizar fontes com excesso de detalhes (com serifa). Prefira Arial, Tahoma ou Colibri. Para o título use tamanho entre 40 e 44 pontos, subtítulo 34 ou 36 pontos. Para textos, os tamanhos ideais são 26 e 28 pontos. O menor tamanho aceitável é 24. Limite o uso de itálico. Um texto inteiro em itálico é visualmente desconfortável. O itálico só funciona para destacar uma palavra ou uma expressão. A mesma regra vale para o negrito e o sublinhado. Se quiser dar destaque para uma frase (por exemplo, uma citação), use aspas. Da mesma forma, não use maiúscula em frases ou textos inteiros. É visualmente desagradável e parece que você está gritando. Apresentação do PowerPoint 2.0: exemplo de um slide nada criativo, enfadonho, poluído visualmente, uso de fonte pequena inelegível à distância. 

7. Efeitos de transição das imagens e textos Essa é a armadilha mais comum de um PowerPoint mal feito. Colocar efeitos variados para a entrada e saída de cada imagem e cada texto cria uma overdose que mais irrita do que surpreende. Textos que entram devagar, letra por letra faz a plateia soletrar as palavras e sentir-se semianalfabeta. Efeitos que ficando piscando ou mudando de tamanho distraem a atenção e cansam visualmente. Escolha poucos efeitos e somente para algumas imagens e textos. Lembre-se, é o seu discurso e retórica que devem causar efeito, não o slide. 

8. Recursos multimídias Você pode inserir vídeos, animações e áudios (música e entrevista) em sua apresentação tornando-a mais dinâmica. Lembre de calcular o tempo: um recurso multimídia certamente exigirá que você diminua a quantidade de slides em sua apresentação. Você pode até usar elementos engraçados, se o tema permitir, mas não exagere, pois sua  apresentação poderá ficar infantil.  

9. Durante a apresentação A função dos slides é dar suporte e ilustrar a sua fala. Não é um script de sua aula. Portanto, não fique lendo os textos o tempo todo. Há várias maneiras de apresentar cada slide dando maior dinamismo à sua aula e, principalmente, valorizando sua apresentação. Alguns exemplos:  Acrescente informações que complementam o texto e/ou a imagem. Faça a conexão entre texto e imagem. Explique o gráfico. Verifique se todos estão enxergando bem os dados do gráfico. Interprete a caricatura, a charge ou o cartum. Identifique os personagens, destaque simbolismos e significados das figuras. Faça a leitura do esquema (ou mapa mental) mostrando aos alunos as conexões entre os itens. Traduza as flechas e linhas de ligação usando verbos (“tal fato resultou nesse acontecimento”, “esses elementos caracterizaram o movimento tal” etc). Leia o mapa destacando os elementos da legenda. Localize no mapa o que for importante: cidade, reino, avanço de tropas, conquistas etc. Articule o conteúdo do slide a um slide anterior mostrando o encadeamento de ideias ou fatos. Associe o tema do slide a um assunto comentado em classe ou pelas redes sociais. Peça aos alunos para citar exemplos. Destaque um conceito citado no texto e verifique se a turma o domina. Informações básicas, fonte legível, imagem e texto articulados. A frase “Observe” é um bom recurso para dinamizar a apresentação. 

10. “Escreva” no slide durante a apresentação Este é um excelente recurso do PowerPoint para o professor. Durante a apresentação você pode destacar uma palavra, uma frase ou qualquer outro item do slide traçando uma linha ou um círculo. Basta clicar sobre o slide, com o botão direito do mouse, e escolher “Opções de ponteiro”. Nesse menu, escolha uma caneta ou o marca-texto. Feito isso você poderá “escrever” no slide e incluir os destaques que quiser. Assim que a apresentação terminar ou você mudar de slide, o programa perguntará se você quer salvar estas alterações. 

11. Slide de fechamento O último slide é outra peça fundamental de sua apresentação: momento de reforçar os pontos principais que foram apresentados. Faça uma síntese em tópicos do tema principal. Não exagere: 8 tópicos no máximo, se quiser que os alunos fixem o que foi apresentado. O slide de fechamento pode servir, também, para referenciar a apresentação ao livro didático. Neste caso, uma frase do tipo “Este tema está no seu livro/apostila, com o título ___,  págs. __ a __” servirá de orientação ao estudo do aluno. Outra possibilidade, é encerrar a apresentação com 1 ou 2 perguntas, ou citar temas de pesquisa para a turma que permitam aprofundar o conteúdo apresentado. 

12. Imprima a apresentação Facilite o estudo do aluno entregando-lhe, antes da apresentação do PowerPoint, a sua versão impressa. Use o recurso de impressão de 2 slides por página. Isso permitirá ao aluno acompanhar suas explicações sem precisar ficar copiando cada slide. Sua atenção deve estar na explicação do professor e não na cópia. Além disso, ele poderá fazer anotações em cada slide incluindo as informações extras que você transmite durante a apresentação. Bom trabalho!



Fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/12-dicas-criacao-aula-power-point/

Nenhum comentário: